BEM-ESTARCAPÍTULOSDESENVOLVIMENTO PESSOALMOTIVAÇÃOREFLEXÕESTEXTOS

CAPÍTULO 29: Ser humano é ser vulnerável.

Vamos normalizar de uma vez por todas que muitas vezes somos vulneráveis. A vida é assim: feita de dias bons e ruins.

Tenho percebido que cada vez mais nos cobramos para ter a vida perfeita que é constantemente vendida nos feeds do Instagram. Todo mundo enfrenta altos e baixos, mas quase ninguém fala sobre os baixos, apenas dos momentos altos.

Acho justo compartilhar os momentos bons, divertidos e “perfeitos”, mas já parou para pensar na responsabilidade que é vender constantemente uma imagem de perfeição?

Será que, ao nunca falar das minhas vulnerabilidades, estou inspirando ou desmotivando ainda mais alguém?

A motivação precisa ser lembrada todos os dias.

Quando falo sobre motivação nas redes sociais, é como se estivesse falando para mim mesmo em um dia difícil. Essa é a razão pela qual continuo fazendo isso, mesmo sendo uma pessoa desmotivada e insegura o tempo todo.

Sei o valor de uma palavra “clichê” de motivação dita na hora certa. Acredito na teoria de que o óbvio precisa ser dito todos os dias. Foi exatamente por isso que criei minhas páginas, para dizer o óbvio que precisa ser dito e que ninguém fala.

Uma vida “perfeita”.

Já me peguei muitas vezes no fundo do poço, abrindo o Instagram e vendo vidas perfeitas, peles perfeitas, lugares perfeitos, enquanto eu estava em casa, no meu edredom, cheio de acne, sem vontade de levantar, me perguntando se estava vivendo a vida da maneira certa.

Já me perguntei muitas vezes se estou seguindo a forma certa, porque influenciadores que sigo estão sempre animados, postando coisas boas, enquanto eu, que faço a mesma coisa, muitas vezes estou triste.

A melhor influência é a sua realidade.

Talvez você me admire pela força das coisas que escrevo, mas só escrevo essas coisas porque também tenho meus momentos de crise existencial, meus conflitos, meus erros, minhas desistências, medos, instabilidade emocional, estresse e impulsividades. 

Sou totalmente imperfeito e talvez meu segredo para a evolução pessoal esteja em me observar, conversar comigo mesmo e reconhecer onde preciso melhorar.

Não quero que você me veja e se sinta inferior porque falo o tempo todo sobre motivação, quando você está desmotivado(a). Quero que saiba que estou passando pelos mesmos conflitos que você, mas ainda assim compartilho a esperança que tenho para tentar animar você. 

E adoraria que você fizesse o mesmo com as pessoas que se conectam de alguma forma com você.

Responsabilidade.

Entendo o motivo pelo qual algumas pessoas na internet não expõem suas fraquezas dessa forma. 

É realmente muito invasivo. Mas ninguém me obrigou a fazer o que faço. Fui fazendo e, quando percebi, muitas pessoas começaram a consumir meu trabalho, a criar coisas a meu respeito. 

Por isso, sinto a responsabilidade de ser sincero com você.

Pelo menos comigo, não quero que você sinta o que já senti ao observar outros criadores de conteúdo na internet. 

Eu viajo, dou risadas, saio com meus amigos para lugares legais, me esforço para comprar um produto que quero muito, faço poses legais e saio muito bem nas fotos. Sou bom em edição de fotos e vídeos, porque sou editor de vídeos, videomaker e fotógrafo. 

Então, sei como transformar um segundo, um momento, em algo legal através de cortes, músicas de fundo, edição de fotos com filtros.

Mas minha vida não se resume a isso. Minha vida está longe de ser perfeita, e estou longe de ser uma pessoa forte o tempo todo.

Estamos todos no mesmo mar.

Se você está sentindo angústia neste momento, uma sensação de que todo mundo está feliz e você é o(a) único(a) passando por uma crise, se questionando sobre tudo… Quero dizer que você não é a única pessoa a se sentir assim. 

Muitas vezes, também me sinto assim, e todas as pessoas do mundo em algum momento se sentem assim. Todas!

Viva seus altos e baixos. Quando estiver no momento baixo, reflita, mas saiba que você não é o único a se sentir assim. 

Quando estiver no momento alto, sorria o máximo que puder e sempre busque coisas, pessoas e lugares que façam essa sensação de felicidade permanecer em você.

Nenhuma vida é perfeita.

É importante buscar pessoas que sejam honestas com você sobre as coisas. Pare de seguir pessoas que vendem essa vida perfeita, porque ela não existe. Ficar vendo isso não faz bem a você.

Você não é menos forte por ser vulnerável, você é humano(a).

@WellasDiniz


[ assista minha série de textos no Youtube ] 👇

O que você achou do post?

Gostei
0
Inspirador
1
Amei
10
Necessário
0
Engraçado
0
Wellas Diniz
Escritor, produtor audiovisual, criador de conteúdo digital, editor de vídeos para cinema, TV e internet. Amo ler e escrever sobre motivação e acredito que uma boa troca de ideias é capaz de transformar o dia de alguém.

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × cinco =

Mais em:BEM-ESTAR