• Wellas

vulnerabilidade

Atualizado: Ago 5

Vamos de uma vez normalizar que muitas das vezes somos vulneráveis?


Que a vida é assim: Feita de dias bons e ruins.


Eu tenho sentido que cada vez a gente se cobra mais pra ter a vida perfeita que é vendida todos os dias em vários feeds do Instagram.


Todo mundo tem altos e baixos, mas quase ninguém fala dos baixos, só dos momentos altos.


E até acho justo postar sobre os momentos bons, divertidos, “perfeitos”, mas que tal a gente parar um pouco pra pensar na responsabilidade que é vender uma imagem de “perfeição” o tempo todo?


Será que nunca falando das minhas vulnerabilidades eu estou inspirando ou desmotivando mais ainda alguém?


(Leia ouvindo: Me conta da tua janela | AnaVitória)



Eu falo sobre motivação nas redes sociais, mas pensa em uma pessoa que precisa o tempo todo se alimentar de motivação para aguentar um dia inteiro. Tudo que eu falo pra você, às vezes é o que eu gostaria de escutar em um dia difícil, e essa é a maior razão de eu continuar fazendo, mesmo sendo uma pessoa desmotivada e insegura o tempo todo.

Eu sei o quanto vale uma palavra “clichê” de motivação dita na hora certa. Sim, eu acredito na teoria de que o obvio precisa ser dito todos os dias. E quando eu criei as minhas páginas, foi exatamente pra dizer o obvio que às vezes precisa ser dito e ninguém fala.


Eu já me peguei muitas vezes no fundo do poço, abrindo o Instagram e vendo vidas perfeitas, peles perfeitas, lugares perfeitos e eu em casa no meu edredom cheio de acne, sem querer levantar e me questionando, será que estou vivendo a vida da maneira certa?


Já me peguei me cobrando e me criticando duramente por trabalhar muito e parecer que nunca cresço o bastante pra ter a vida “perfeita” que vejo sendo vendida o tempo todo por aí.


Já me peguei muitas vezes me perguntando se o que estou fazendo é a forma certa, porque tal influenciador(a) que eu sigo tá sempre animado(a), postando coisas boas, e eu atualmente fazendo a mesma coisa, por várias vezes estou triste.



Sei que talvez você possa me olhar com admiração pela força das coisas que eu escrevo, mas eu só escrevo essas coisas, exatamente porque eu tenho os meus momentos de crise existencial, meus conflitos, meus muitos erros, minhas desistências, medo, instabilidade emocional, estresse, impulsividades, eu sou totalmente imperfeito e talvez o meu segredo de evolução pessoal esteja em me observar, conversar comigo mesmo e reconhecer onde eu preciso melhorar.


Eu não quero que você olhe pra mim e se sinta menos porque eu falo o tempo todo de motivação e às vezes você está desmotivado(a), eu quero que você saiba que eu estou passando pelos mesmos conflitos que você, mas mesmo assim estou dividindo o mínimo de esperança que ainda tenho para tentar animar você e que eu gostaria muito que você fizesse isso também com as pessoas que se conectam de alguma forma com você.


Eu até entendo por que algumas pessoas que estão na internet não expõem as suas fraquezas dessa forma, porque realmente é muito invasivo, mas ninguém me obrigou a fazer o que eu faço, eu fui fazendo e quando vi, começou a ter muita gente consumindo o meu trabalho, criando coisas ao meu respeito e por isso eu me sinto na responsabilidade de ser sincero com você.


Pelo menos comigo, eu não quero que você sinta o que eu já senti observando outros(as) criadores(as) de conteúdo pela internet.


Eu viajo, eu dou risadas, eu saio com os meus amigos para lugares legais, eu faço um esforço e compro um produto que eu quero muito, eu faço uma pose legal e saio muito bem nas fotos, eu manjo muito de edição de fotos e vídeos, porque eu sou Editor de vídeos, sou videomaker, sou fotografo, então eu sei transformar um segundo, um momento em algo legal, através de cortes, músicas de fundo, edição de fotos com filtros, mas a minha vida não é só feita disso. Minha vida está longe de ser a “vida perfeita”, eu estou longe de ser a “pessoa forte o tempo todo.”


Então se você nesse momento tá sentindo uma angústia, uma sensação de que todo mundo tá feliz e que só você está passando por uma crise, se questionando sobre tudo, eu queria dizer que você não é a única pessoa a se sentir assim, eu muita das vezes me sinto assim, todas as pessoas do mundo em algum momento se sentem assim. Todas.


Viva os seus altos e baixos. Quando estiver no momento baixo, reflita, mas saiba que você não é a única pessoa a se sentir assim.


Quando estiver no momento alto, sorria no máximo que puder e sempre busque coisas, pessoas, lugares, que façam essa sensação de alto permanecer em você.


A vida não é só flores, é importante buscar pessoas que joguem limpo com você acerca das coisas. E de verdade, pare de seguir gente assim, que vive vendendo essa vida perfeita, porque essa vida linear não existe e ficar vendo isso não faz bem a você.


Você não é menos forte por ser vulnerável, você é humano(a).


#Wellas

494 visualizações

Posts recentes

Ver tudo